sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ordem no armário


Organizar o closet garante mais espaço e menos caos na hora de escolher a roupa do dia a dia.
À beira de um ataque de nervos toda vez que revira uma gaveta em busca de uma peça perdida no caos? Chega de passar nervoso, é hora de organizar o seu armário! E nada de desculpas de que falta tempo ou conhecimento para isso. Organizar seu closet é a solução para um dia a dia mais calmo, além de economizar tempo nas trocas de roupa.
Uma organização eficaz começa pelo descarte de peças. É importante lembrar que o espaço do seu armário é finito. Ainda que novos nichos sejam construídos, em algum momento esse recurso será esgotado.

Elimine de imediato as roupas que não são mais utilizadas. Em seguida, prove as que restaram e seja bastante criteriosa deixando somente as que lhe vestem bem. A partir daí, as técnicas de organização (formas de dobrar e de pendurar) e o uso de produtos organizadores fazem seu espaço render, deixando seu armário prático e com ampla visualização das peças.
DESAPEGUE-SE
Desfazer- se daquilo que não serve para nada não é tão fácil quanto remover comidas vencidas da geladeira, por exemplo. Há dez anos, cientistas descobriram que a mania de guardar coisas inúteis é um distúrbio do córtex frontal, e uma mulher arma inúmeras armadilhas banais para deixar as coisas exatamente como estão. Se você quer mudar isso, a organização do armário é o momento para desapeguar-se.
Segundo a especialista em organização de closets Sandra Oliveira, outro ponto chave é ter a consciência de que esse é um processo demorado, mas que se for feito com muito empenho terá sucesso garantido. Não queira terminar tudo num único dia (simplesmente não é possível, em poucas horas, descartar tudo o que não cai bem, planejar o espaço em que cada categoria de peças deve ficar dobrar adequadamente). Determine pequenas tarefas para cada dia ou fim de semana.
MÃOS À OBRA
A organização é um facilitador na hora de escolher uma roupa para sair. Para não errar é interessante agrupar os itens por assunto com critérios bem definidos. “Junte regata com regata, manga curta com manga curta etc. Em seguida, cada categoria deve ser dividida por cor. A sequência de cores você mesmo define. Resultado: quando quiser uma regata branca, por exemplo, não precisa procurar em todo o armário. Terá no máximo uma ou duas pilhas onde ela pode estar”, ensina a especialista em organização de closets Priscila Neumann.
As roupas de pendurar obedecem à mesma lógica: juntar todas as calças, shorts, saias, blusas sem manga, blusas manga curta. Outro recurso que funciona bastante é etiquetar cada pilha de roupa ou cada gaveta para que não haja dúvida do que encontrar ali.
Com certeza, tudo o que é mais utilizado deve estar sempre à mão. Exemplo: se a pessoa faz ginástica frequentemente, justifica essas peças ocuparem um espaço de fácil acesso do armário. Por outro lado, vestidos de festa que são raramente utilizados podem ficar em caixas (com respiro) no maleiro, cedendo espaço para peças mais casuais.
“Pela nossa experiência, por exemplo, só criamos uma categoria específica de roupas de trabalho se estas forem bem diferentes das demais peças usadas no dia a dia. Se uma mesma calça serve para trabalhar ou para sair num fim de semana, em qual categoria guardá-la?”, analisa Sandra.
A VEZ DOS SAPATOS
Para os sapatos valem as mesmas dicas, divida por modelo: sapatilhas, rasteirinhas, sapatos abertos na frente, sapatos fechados, tudo separado dentro de cada categoria e organizado por cor. Na hora de acomodar o par de sapatos na prateleira, coloque um pé na frente e outro (do mesmo modelo) atrás. Desse modo, você consegue visualizar um número maior de modelos. Caso haja um vão muito grande entre as prateleiras, acomode seus sapatos em caixas transparentes com ventilação. Assim, você ganha espaço empilhando-os e consegue visualizá-los sem dificuldades.
Organizar o closet é como uma terapia, quanto mais se aplica esse teste, mais fácil de responder o que vale e o que não vale para você. É por isso, dizem as boas línguas, que a organização do closet é contagiante. Ainda assim, pelo menos uma vez por semana dedique alguns minutos revisando se está tudo guardado corretamente. Se alguma peça está mal dobrada ou foi pendurada na parte errada do armário, conserte imediatamente. Isso impede que o caos se instale novamente.

COMO GUARDAR
Camisas: Colocadas em cabides finos, daqueles de lavanderia, separadas por cor para ajudar na procura e estética do armário;

Camisetas: Separadas entre manga curta e manga longa, também organizadas por cor. Podem ser guardadas dobradas ou em cabides, dependendo do espaço disponível;

Calças: Se forem jeans, por serem versáteis, podem ser guardadas em rolos, sempre dobrando a calça ao meio antes de enrolar. As demais devem ser guardadas com a parte de cima voltada para trás, facilitando a visualização das etiquetas;

Vestidos: Os que possuem alças devem ser colocados em cabides que têm ganchos na parte inferior, evitando que caiam e amassem ao serem manuseados;

Saias: O ideal é acomodá-las em cabides que tenham pregadores;

Blazers e ternos: Sempre em cabides largos, com os botões do meio fechados, para diminuir o volume;

Bolsas: Guardadas em pé em prateleiras para evitar que as alças amassem ou deformem;

Sapatos: Em prateleira, com um pé à frente do outro, ou em caixas transparentes e com ventilação;

Cintos: Sempre enrolados, tanto em prateleiras como em gavetas;

Gravatas: De preferência esticadas e em cabides;

Roupas íntimas: Dobras em gavetas com boa ventilação.

Fonte: Revista Sua Escolha

Nenhum comentário:

create your own banner at mybannermaker.com!